segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Portifólio da Luzia

Curso Tecnológico na Educação – Portifólio digital unidade 01

Na Unidade um do curso de tecnologias na educação aprendendo e ensinando com as TICS, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem. Para resolver a atividade 1.2 - reflexões iniciais, de como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade? Como você se sente diante desse novo desafio? Para você o que é professor hoje? Fizemos um texto enfocando que a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade como um instrumento capaz de colocar as classes populares em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história da humanidade e em condições de enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, faz-se necessário, também, discutir a presença ou a ausência, além das formas de utilização, da tecnologia no mundo escolar.O grande desafio diante da revolução tecnológica que se faz cada vez mais presente na educação e no cotidiano da população de todo o planeta é integrar tecnologia, ética e educação, buscando uma sociedade onde não haja a dicotomia entre a cultura humanística e a cultura técnica. Para resolução da Atividade 1.3 – Educação e Tecnologia, assistimos o vídeo da entrevista com o professor Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia. Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizarem as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?Colocamos que o professor é gestor do conhecimento é um introdutor de novidades na sua atuação pedagógica, proferindo o conhecimento de maneira dinâmica, com responsabilidade e segurança, motivando seus alunos a debates, expressando suas idéias na construção do conhecimento, mantendo um ambiente saudável, onde a interação e participação nas tarefas são atitudes espontâneas, criando um espaço de construção de saberes dinâmico. Com as novas tecnologias o aluno se torna mais ativo, opera na construção do saber participando ativamente do seu próprio crescimento utilizando as tecnologias. Na resolução da Atividade 1.4 – Ensinar e aprender com as mídias digitais, enfocando a questão: Na sua escola, quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. A reflexão sobre: As tecnologias existentes na escola estão contribuindo efetivamente para uma prática pedagógica integradora, contemplando os conteúdos curriculares, as competências e as habilidades educacionais? Nesta atividade coloco professor está propiciando situações de aprendizagens significativas com o uso das tecnologias existentes na escola. O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o seu futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais e na capacitação do aluno para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica. Na atividade 1.5 – Mapa conceitual de aprendizagem, cada cursista criou um mapa conceitual expressando suas aprendizagens construídas no decorrer da unidade estudada, foi muito interessante a resolução dessa atividade.

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