segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Portfólio do Odair

FORMADORA: ISANETE BERTOLA

CURSISTA: ODAIR JOSÉ MISSIATTO

UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMIDIA

ATIVIDADE 2.3 – CRIANDO UM PORTFOLIO EM HIPERTEXTO

Na unidade um do curso tecnologias na educação aprendendo e ensinando com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC´s, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem, mas podemos perceber que as novas tecnologias têm muito a contribuir com mudanças significativas na educação, mas a todo o momento nos deparamos com profissionais que se recusam a usá-la, por comodismo, falta de tempo, medo de inovar entre outros vários motivos, o que acaba fazendo com que nosso trabalho se torne fragmentado, não tendo o sucesso que esperávamos. Diante de tantas novidades foi nos sugerido a leitura dos textos: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, Matrizes Curriculares e Aprendizagem continuada ao longo da vida. Fundamentados nestes, foi produzido um texto reflexivo sobre o papel do professor e da escola diante dessa nova realidade social. Assistimos a um vídeo do professor Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia onde ele comenta que a densidade de conhecimentos vem aumentando significativamente e assim precisamos cada vez mais, buscar esses conhecimentos e também que devemos repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, formando uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora desses conhecimentos, ou seja, não basta repassar conhecimentos aos nossos alunos, devemos ensiná-los a organizá-los de forma clara e objetiva. Foi debatido no fórum “educação e tecnologia” como o professor se sente diante da nova realidade social. As tecnologias são utilizadas no cotidiano de professores, gestores e alunos, portanto estão presentes na escola. Fez-se um levantamento das tecnologias existentes na escola onde cada cursista trabalha, bem como a maneira que estas são utilizadas na prática pedagógica. Percebe-se que a grande maioria dos professores já está utilizando estes recursos, mas alguns ainda sentem certa dificuldade em manusear e até mesmo em preparar uma aula com estes equipamentos, falta preparo, iniciativa e às vezes resistência à mudança e ao novo.

Ao final desta unidade de estudo cada professor/aluno do curso fez um mapa conceitual expressando suas aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário